quinta-feira, 26 de abril de 2012

CÓDICO FLORESTAL : ENTENDA O PROJETO APROVADO PELA CÂMARA NO DIA 25 DE ABRIL

                      Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta quarta-feira (25) o texto base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). 
             Com o texto novamente modificado, o Código libera benefícios e crédito agrícola para quem desmatou, tira a proteção em torno de nascentes de rios e anistia desmatamentos em topos de morro e manguezais, áreas consideradas sensíveis.
                 O texto qu foi aprovado no dia 25/04, retira artigo que impedia o recebimento de crédito agrícola por produtores que não promovessem a regularização ambiental em cinco anos, a partir da data de publicação da lei. 
              Ambientalistas dizem que o texto não pune mais quem demorar para se legalizar e não incentiva que os desmatadores regularizem suas propriedades, além de tirar o artigo do Senado que dizia que "benefícios previstos não poderão ser concedidos a imóveis onde tenha ocorrido supressão ilegal de vegetação nativa após julho de 2008.




PROF KlÉBER



.

terça-feira, 24 de abril de 2012

PROVA DA CEF COMENTADA PELO PROFESSOR KLÉBER

VEJAM AS QUESTÕES DE ATUALIDADES DA PROVA DA CEF ( COMENTADAS )


11
A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia. RIBEIRO, S. As novas fronteiras da mercantilização da natureza. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011. Suplemento especial, p.10. Adaptado.

A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a

(A) proposta inovadora de desarmamento planetário
(B) noção atualizada de desenvolvimento sustentável
(C) revisão do conceito de desemprego estrutural 
(D) cooperação regional de economias emergentes 
(E) metodologia europeia de unificação de moedas

COMENTÁRIO:

A Rio + 20 não se limitará a fazer uma revisão dos compromissos da Rio 92 ou que se limite à dimensão ambiental da sustentabilidade, uma vez que a própria Resolução da Assembléia Geral da ONU determina que a Conferência aprecie os compromissos globais em desenvolvimento sustentável desde a Rio-92.

-Nesse sentido, a Rio +20 buscará  iniciativas em curso que procurem   ampliar o escopo da revisão de modo a incluir o conjunto do ciclo de conferências das Nações Unidas que lidaram com temas como segurança alimentar, habitação e saneamento, direitos humanos, demografia, inclusão e desenvolvimento social, mulheres, saúde, etc.

12
O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender 
o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.Revista Veja. São Paulo: Abril. ed. 2259, ano 45, n.10, mar. 2012, p.76. Adaptado.
Esse comprometimento norte-coreano tem como contrapartida estrangeira o recebimento de

(A) ajuda humanitária proveniente das Nações Unidas
(B) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia
(C) alimentos enviados pelos Estados Unidos
(D) armamentos convencionais cedidos por Israel 
(E) commodities procedentes de países do Mercosul

COMENTÁRIO:

-Desde muitos anos que a Coreia do Norte chantageia o Ocidente, ameaçando fazer testes atômicos ou lançar foguetes caso não tenha algum tipo de ajuda internacional.Os EUA ,em Fevereiro de 2012, comprometeram-se a ajudar os norte-coreanos caso estes concordassem parar com os ensaios nucleares ou projetos de enriquecimento de urânio. No entanto, o anúncio do lançamento de um foguete por parte de Pyongyang pôs fim ao acordo.

-Os Estados Unidos anunciaram no dia 28 de Março, que irião suspender o envio de alimentos para a Coreia do Norte, depois do país não ter cumprido o acordo de extinção de atividades nucleares.Com o lançamento de um foguete realizado pela Coreia do Norte no dia 12 de abril passado, que acabou falhando, já que o míssil partiu-se em pedaços e caiu poucos minutos após a decolagem, as coisas voltaram a esquentar e esta nova empreitada norte coreana afasta o diálogo do Ocidente com o governo de Kin Jong-un




13
No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México.BARBOZA, M. De volta ao local do crime. Revista IstoÉ. São Paulo: Três, ano 35, n. 2191, nov. 2011, p. 118. Adaptado.


A decisão estadunidense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada: 

(A) vazamento marítimo de óleo em larga escala
(B) demissão em massa de trabalhadores do setor petroleiro
(C) sonegação progressiva de impostos federais
(D) ameaça de abandonar suas atividades nos EUA
(E) fusão com grandes empresas do setor ambiental

COMENTÁRIO:

-O vazamento de petróleo no Golfo do México foi o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, segundo a principal assessora para Energia da Casa Branca, Carol Browner.A empresa petrolífera BP, era a responsável pela plataforma Deepwater Horizon que explodiu em 20 de abril de 2010, matando 11 pessoas e iniciando o desastre.

-Milhões de  litros de óleo vazaram no Golfo do México, atingindo mais de 110 quilômetros do litoral do estado americano da Louisiana.O acidente superou o desastre ocorrido quando o navio Exxon Valdez  , provocou um  gravíssimo vazamento na costa do Alasca em 1989.


14
Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis, com redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de recuperar a situação do país em crise.


O país europeu que, ao longo de 2011 e 2012, vive a crise  


descrita é a
(A) França
(B) Finlândia
(C) Suécia
(D) Holanda
(E) Grécia

COMENTÁRIO:


-O termo PIIGS, termo criado na década de noventa é usado, principalmente pela imprensa britânica para o grupo de países Portugal, Itália, Grécia e Espanha. O termo em Inglês significa porcos e é utilizado pois na crise de 2008/2009, as economias dos quatro países foram consideradas vulneráveis, já que houve grande endividamento e déficit público do PIB nesses países.
-Em Setembro de 2008 o jornal Financial Times usou novamente o termo PIGS e causou revoltas e protestos de empresários espanhóis e do Ministro da Economia Português. O termo também já havia sido usado por jornais como: Newsweek,The Economist ou The Times.Originalmente, o termo era apenas PIGS, porém no fim de 2008 a Irlanda foi incluída e então o termo passou a ser P (Portugal) I (Itália) I (Irlanda) G (Grécia) S (Espanha) (PIIGS).
-Devido ao rombo nas contas públicas dos países do PIIGS, que ultrapassam em muito os índices recomendados pela União Européia em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) desses países, termo ganha novamente as manchetes. A partir de 17 de outubro de 2011 - A dívida dos países Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica e Irlanda, detida pelos bancos da região européia somava cerca de 845 bilhões de euros no final de 2010, segundo dados apurados nos balanços dos bancos e disponíveis do Financial Times, OCDE e na The Banker.

-De todos os PIIGS, a Grécia foi o país que mais ganhou destaque, recentemente. com suas dívidas. Suas irresponsabilidades fiscais, governamentais, dos bancos e especulativas que gastaram mais do que seu orçamento permitia, aliando-se ao desemprego no país causado pela crise de 2008, geraram um “poço sem fundo”. Essa dívida atingiu o marco histórico da Grécia, superando 300 milhões de euros e cresce cada vez mais, porém, o país tem a ajuda de governos e planos de outros países.

-Atualmente, a crise do PIIGS já afeta toda a União Europeia , não de maneira determinante, mas esse contexto levou alguns países mais estruturados economicamente, como Inglaterra, e Alemanha a procurar alternativas de ajuda econômica aos países do PIIGS.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

BLOCOS REGIONAIS : ETAPAS E PRINCIPAIS BLOCOS

   AS ETAPAS DOS BLOCOS ECONÔMICOS






Zona de Livre Comércio( ZLC):  É um acordo entre Estados destinado a, na etapa final. eliminar as restrições tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre a circulação de mercadorias entre os integrantes. Esta circunscrito à esfera comercial, que não implica compromissos a respeito do intercâmbio de cada Estado com países externos ao bloco, onde de certa forma um integrante de uma ZLC pode se associar a outras zonas similares. A ZLC propõe a livre circulação de:
                                   -capitais
                                   -serviços
                                   -mercadorias
            São exemplos de ZLC:  o NAFTA e quando estiver formalizado a ALCA

Zona ou União Aduaneira (UA): Está circunscrito à esfera comercial, mas define duas metas: a eliminação das restrições alfandegárias e a fixação de uma Tarifa Externa Comum (TEC). A TEC consiste em um imposto de importação comum cobrado sobre mercadorias provenientes de países externos ao bloco. A Zona ou União Aduaneira além de propor uma livre circulação de capitais,serviços e mercadorias, também propõe a existência de uma TEC.
            É um exemplo de União Aduaneira o MERCOSUL.

Mercado Comum (MC): Esta etapa engloba as regras das outras duas etapas anteriores  e acrescenta a  Livre Circulação de Pessoas.          O Mercado Comum tem por objetivo assegurar, além e de uma Tarifa Externa Comum ao Bloco, uma livre circulação de mercadorias, de capitais, serviços e pessoas, através das fronteiras políticas dos países integrantes.
            A União Européia apresenta alguns Estados que estão nesta etapa: Dinamarca, Reino Unido e Suécia. ( não aderiram ao Euro)

União Econômica e Monetária (UEM):  Consiste na evolução do Mercado Comum acrescido de uma moeda única. Resumidamente, podemos dizer que a UEM consiste no somatório de todas as etapas anteriores.       Atualmente somente a União Européia conseguiu chegar neste estágio, porém, devemos lembrar que somente estão nesta etapa os Estados Europeus que aderiram a Zona do Irou ( Atualmente existem 12 membros na zona euro)



            OS PRINCIPAIS BLOCOS REGIONAIS:


União Européia - UE
           

            A UE surgiu da evolução de outros blocos econômicos europeus através dos anos. Do somatório do BENELUX com a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), que se limitava na sua primeira fase, à criação do mercado comum do Carvão e do Aço entre os países fundadores: França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Itália – surgiu a CEE pelo Tratado de Roma em 1957, criando a Comunidade Econômica Européia (CEE), que com o passar dos anos foi sendo acrescido por novos paises integrantes. A partir do Tratado de Maastricht em 1991, foi criada a União Européia, que representou um avanço no processo de integração política e social, com a implementação de uma cidadania européia, o alargamento das competências da Comunidade Econômica, com uma política externa e de segurança comuns, além da cooperação no âmbito da Justiça e de assuntos  internos.
            O euro foi lançado em 1º de janeiro de 1999 como uma moeda escritural. Doze dos 15 países da União Européia (Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Portugal) adotaram a moeda única, formando a chamada euro zona. Em 1º de janeiro de 2002 as notas e moedas de euro substituíram as antigas moedas nacionais. Os três países que ficaram fora da zona do euro por motivos políticos internos foram o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia.

North American Free Trade Agreement/ Acordo de Livre Comércio da América do Norte ) - NAFTA



            Este bloco surgiu no ano de 1994, e é composto pelos EUA, Canadá e México. O NAFTA tem por objetivo garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;reduzir os custos comerciais entre os países membros;ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica e aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros.O NAFTA é um bloco de primeira etapa, ou seja, um Zona de Livre Comércio.


Mercado Comum do Sul - MERCOSUL


            A partir de 1985, surgia a idéia da criação de um bloco regional mais poderoso na América do Sul. O então presidente do Brasil,José Sarney e o o presidente da Argentina , na época, Raul Alfonsín ,iniciaram os acordos de cooperação econômica entre seus países. ´Posteriormente o Paraguai e Uruguai aderiram ao bloco,No ano de 1991, foi assinado o Tratado de Assunção (26/03/1991) e posteriormente também foi assinado o Protocolo de Ouro Preto (17/12/1994) que  criaram o Mercado Comum do Sul ou MERCOSUL
            O bloco é uma organização internacional que foi inicialmente formada por quatro países membros, Argentina, Brasil, Paraguai e        Uruguai e dois Associados, Bolívia e Chile na região denominada Cone Sul do Continente Americano. O Mercosul é considerado, por alguns, como um bloco econômico sub-regional (Sub-bloco), pelo fato dos países que o compõem serem de periferia, estabelecendo uma relação do tipo “sul” x”sul”.  
            O Mercosul tem como os seus principais desafios a solução do quadro de subdesenvolvimento, diminuindo os problemas urbanos, as altas taxas de analfabetismo e acabando com as precárias condições de educação e saúde para despontar de vez no mercado mundial. Os seus princípios básicos era o de se estabelecer uma união aduaneira, ou seja, uma área de livre circulação de bens, serviços, mãos-de-obra e capital assim como a liberação gradativa de tarifas alfandegárias e restrições tarifárias. Porém, alguns produtos ainda permanecem subordinados a taxas de importação que funcionam como tarifas de proteção para as empresas nacionais.

Asia-Pacific Economic Cooperation ( Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico ) - APEC



A APEC é um organismo intergovernamental para consulta e cooperação econômica, que busca promover a abertura de mercados entre vinte países, com Hong Kong representando a China. Foi oficializada em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Os Países-Membros da APEC são a  Austrália, Brunei, Darussalam, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia e Estados Unidos da América, desde 1989; China, Hong Kong (China), Taiwan, desde 1991; México, Papua Nova Guiné, desde 1993; Chile, a partir de 1994; e Peru, Rússia e Vietnã ,desde 1998.

Bloco do  Japão /Bloco do Pacífico ou Bloco do Iene:



            Não consiste em  um verdadeiro bloco econômico formalizado, ou seja, mesmo não sendo um sustentado por algum tratado ou similar. É uma zona de influência do Japão. Neste sentido o arquipélago japonês articula-se com sua periferia rica da Oceania -Austrália e Nova Zelândia - países desenvolvidos que possibilitem o investimento japonês.

Área de Livre Comércio das Américas -ALCA



             Este bloco foi criado com o intuito de fazer uma maior integração comercial do continente. A ideia veio do governo estadunidense, que  propôs a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Esse grande bloco econômico seria integrado por 34 nações; a única exceção seria Cuba, visto que esse país apresenta divergências ideológicas com os Estados Unidos.O bloco ainda não foi ratificado.

Alternativa Bolivariana das Américas - ALBA

         
Nos dias 28 e 29 de abril do ano de 2006, houve uma reunião na cidade cubana de Havana para discutir a implantação da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas) que contou com a presença de líderes de países como Venezuela, Bolívia e Cuba. A ALBA tem como principal objetivo integrar diversos países da América Latina e também do Caribe, que tem como base a ideologia de Simón Bolívar, esse tem a intenção de ser uma alternativa em relação à ALCA.Atualmente a ALBA é formada pela Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e Dominica, além do interesse de países como Equador e São Vicente e Granadinas de ingressar nesse bloco. 
Em suma, os objetivos de ALBA e ALCA são conduzidos para rumos diferentes, de um lado os interesses norte-americanos de implantar a ALCA

UNASUL -  UNIÃO DAS NAÇÕES SULAMERICANAS



     


A UNASUL  é constituída por 12 países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de março de 2011.
        Este bloco tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados.Segundo dispõe o texto do Tratado, os seguintes órgãos compõem a estrutura institucional da UNASUL:
                a) Conselho de Chefes de Estado e de Governo;
                b) Conselho de Ministros das Relações Exteriores;
                c) Conselho de Delegados; 
                d) Secretaria Geral.

 Está prevista ainda a constituição de Conselhos de nível Ministerial e Grupos de Trabalho. Todas essas instâncias já se encontram em plena atividade.


                             Prof. Kléber


.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENTENDA A PRIMAVERA ÁRABE





ENTENDA A PRIMAVERA ÁRABE



A Primavera Árabe teve sua gênese na Tunísia,sendo um legítimo movimento popular iniciado da base para o ápice da pirâmide de poder. É um movimento de populações oprimidas por governos que ao longo de décadas atenderam aos interesses imperialistas e mantiveram um silencio forçado a custa de muita opressão política e da formação de verdadeiros estados policialescos.

O movimento é fruto da insatisfação popular com Estados que nunca abriram espaço para manifestações de descontentamentos sociais e menos ainda canais reais de participação política para seus cidadãos.

Quando o jovem tunisiano Mohamed Bouazizi ateou fogo ao próprio corpo, simbolicamente, não protestou apenas contra a apreensão de suas mercadorias ou da falta de perspectivas de vida, que atinge a maioria dos jovens do mundo árabe, mas demonstrou ao mundo que aquela medida extrema era um grito de desespero frente a uma realidade muito mais ampla, de um contexto em que a auto – imolação foi a única forma de se fazer ouvir, mesmo que a custa da própria vida.O seu gesto não passou despercebido, e o mundo assistiu a mais extraordinária sequência de  manifestações em vários países do mundo árabe,onde qualquer pessoa em sã consciência, jamais imaginaria que tudo o que aconteceu e ainda está acontecendo poderia chegar onde chegou.

O mais impressionante de toda a Primavera e que talvez nem todos saibam é qual foi o estopim de todo o movimento.Tudo começou por causa de uma única pessoa, um jovem vendedor de frutas tunisiano de 26 anos. Chamava-se Mohamed Bouazizi. Ele não era nenhum revolucionário, nem podia imaginar a dimensão que sua auto-imolação iria tomar.Vendia frutas ilegalmente em uma praça, na pequena cidade de Sidi Bouzid, trabalho que aqui no Brasil chamamos de 'camelô'. A polícia há muitos anos cobrava propina para deixá-lo trabalhar. 
No dia 17 de dezembro de 2010, ele havia resolvido que não iria mais dar seu dinheiro para policiais corruptos. Quando se recusou a pagar, confiscaram seu carrinho de frutas. Ele tentou argumentar, e como resposta uma funcionária municipal lhe deu um tapa na cara e cuspiu nele no meio da praça. 
             Compare os dois atos extremos em momentos diferentes da história   


Inconformado com a situação,Bouazizi  foi até a sede do governo para tentar reaver seu carrinho, suas frutas e dar queixa da funcionária do Estado que havia lhe agredido. O governador se recusou a recebê-lo. Ele então saiu do prédio, foi até um posto de gasolina próximo e voltou. No meio do trânsito gritou "como vocês querem que eu viva desse jeito?". Jogou combustível em si mesmo e acendeu um fósforo. Eram 11h30 da manhã.

Mohamed foi internado com 90% do corpo queimado, e sua históra começou a circular na Tunísia. Virou o representante de um povo humilhado por 23 anos de ditadura e repressão. Indignado, o povo foi às ruas, e por mais de duas semanas enfrentou a polícia em diversas cidades do país. Quando morreu, no dia 4 de janeiro de 2011, 18 dias depois, virou um mártir. A revolução já havia explodido. No dia 14 de janeiro o então presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, foi obrigado a deixar o poder e fugir para Arábia Saudita. 

É incrível pensarmos que tudo começou com um vendedor de frutas de 26 anos, numa cidadezinha do interior da Tunísia, que só queria trabalhar mas acabou mudando o mundo...





I-POR QUE O  NOME PRIMAVERA ÁRABE?

Em outros momentos históricos da humanidade movimentos de rebelião concatenados, varreram também governos opressores, porém cada um deles deve ser entendido dentro de seu contexto, foi o caso das Independências na América Espanhola (primeira metade do século XIX), a Primavera dos Povos (1848), a Primavera de Praga (1968) e o fim do socialismo no leste europeu.  


II-PRINCIPAIS MOTIVOS DA PRIMAVERA ÁRABE:

      Altos índices de desemprego na região

• Crise econômica
• Pouca ou nenhuma representação política da população
• Ditaduras
• Pouca liberdade de expressão

III-QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PRIMAVERA ÁRABE?

• Movimentos de caráter laico (inicialmente)
• Liberalizantes
• Pró-democracia
• Populares

IV-O QUE FEZ DO MOVIMENTO ALGO INOVADOR?

• Uso de redes sociais na organização dos protestos
• Facebook
• Twitter
• Participação da rede de TV Al Jazeera, na cobertura dos
movimentos;
• Uso, pelos regimes em crise, de sistemas de telefonia
celular para a delação dos envolvidos nos protestos

V-A HERANÇA NEOCOLONIAL DO  MOVIMENTO:

·      A Primavera Árabe também tem suas bases mais antigas, na dominação imperialista e neocolonialista da Região, pelas potências europeias.
• A França, na sua dominação no Saara marcou o “desmantelamento das províncias árabes do Império Otomano”
• Com a Inglaterra, a França atuou no controle do Canal de Suez, no Egito
• Alemanha e Itália, após suas unificações, também partiram à conquista
·      “Na Palestina, quando da declaração de Balfour foi integrada à carta do mandato – apesar dos fortes protestos árabes -, a Grã-Bretanha confrontou-se com graves contradições que a interpretação sutil da declaração não conseguiria mais atenuar” (Revista Dossiê 06)
• A herança colonialista desorganizou o mundo árabe, fragmentando-o em estados instáveis.

VI- ONDE TUDO COMEÇOU?

O estopim da Primavera Árabe,    foi a autoimolação, na Tunísia, de Mohamed Bouazizi fato que, logo  após, foi seguido das primeiras manifestações.Os protestos promoveram uma Revolução que derrubou o regime de Ben Ali

VII- QUAIS OS OUTROS PAÍSES ENVOLVIDOS NA PRIMAVERA ÁRABE?

          Após a Tunísia, foram verificados levantes na/em:

• Argélia (governada até hoje sob estado de Emergência)
• Líbia (Ditadura de Muammar Khadafi)
• Jordânia
• Iêmen (Presidente Saleh é ferido gravemente)
• Arábia Saudita
• Líbano
• Egito (então governado por Hosni Mubarak)
• Síria (O governo de Bashar al-Assad promove dura repressão)
• Também houve revoltas na Palestina, Omã, Mauritânia, Marrocos, Djibuti, Barein, Iraque e Kuwait

VIII-AS DIVERGÊNCIAS INTERNAS DO ISLÃ

Antes de mais nada, vale a regra: “Nem todo muçulmano é árabe, e nem todo árabe é muçulmano”
·                             Ao contrário do que se pode supor, o Islã não é uma unidade.
·                             Como outras religiões, também o Islamismo possui diferentes correntes
·                      Os Sunitas compreendem a maioria do mundo muçulmano, compreendendo algo próximo a 84% do total.Aceitam não apenas o Corão como livro sagrado, mas também a Sunna
·         Os Xiitas são o segundo maior ramo do Islã.
·         Países que tem a maior parte da população Xiita: Irã, Iraque, Azerbaijão e Bahrein
·         Os Xiitas consideram apenas o Corão como livro sagrado do Islã. São considerados apóstatas pelos Sunitas
·         Os Kharijitas respondem pela menor parte do mundo islâmico. Defendiam que qualquer homem, mesmo um escravo, poderia ser um Califa. Foram bastante populares entre os Beduínos.
·         Os Salafistas (Salafismo)- Foi um movimento reformista, islâmico, surgido no século XIX no Egito

IX-COMO ESTÃO SENDO CONFIGURADAS AS MUDANÇAS DA PRIMAVERA ÁRABE?


CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...