segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DEZ TEMAS MUNDIAIS EM ATUALIDADES 2013

REVISÃO DE ATUALIDADES PROFESSOR KLÉBER CAVERNA
FATOS MARCANTES DE 2013  -   PROFESSOR KLÉBERCAVERNA

DEZ TEMAS MUNDIAIS EM ATUALIDADES -  2013



1-ESPIONAGEM

-O CASO EDWARD SNOWDEN:

 O ex-técnico da CIA e da NSA é acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos e revelar em detalhes alguns dos programas de vigilância que o país usa para espionar a população americana – utilizando servidores de empresas como a Google, Face,Apple – e vários países da Europa e da América Latina, entre eles o Brasil, inclusive fazendo o monitoramento de conversas da presidente Dilma com seus principais assessores.

-Snowden teve acesso às informações que vazou para a imprensa quando prestava serviços terceirizados para a Agência de Segurança Nacional (NSA) no Havaí. Suas informações foram entregues ao jornal britânico "The Guardian" e a reportagem foi assinada oi assinada pelo jornalista americano Glenn Greenwald.Logo depois, o jornal americano "The Washington Post" também publicou dados entregues por Snowden, que detalham um programa de vigilância secreta que reunia equipes de inteligência da Microsoft, Facebook, Google e de outras empresas do Vale do Silício. Atualmente , Snowden está sob asilo político na Rússia.

-A ESPIONAGEM CANADENSE:

Uma apresentação da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês), mostra que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem. Na mira do órgão estava a rede de comunicações da pasta – telefonemas, e-mails e uso da internet –, que, segundo o documento, foi mapeada em detalhes 


2-SHUTDOWN

-Os EUA viveram a alguns dias de turbulências no mês de setembro e outubro. O processo  designado por shutdown (encerramento) e aconteceu pela primeira vez desde há 17 anos. No final de 1995 e no começo de 1996, durante a Administração Clinton, ocorreu o anterior processo de encerramento que durou 28 dias. O motivo desse congelamento das verbas do governo é o travamento da votação do orçamento no congresso americano. Um novo ano fiscal começou no dia de outubro, mas não houve consenso entre os dois partidos. Então, o novo orçamento ficou paralisado. Sem ele, o governo federal não pode repassar verba para seus órgãos e serviços.

-Durante o Shutdown vários  órgãos do governo americano tiveram que fechar as portas. Parques nacionais, museus, bibliotecas e até sites estão paralisados devido ao “shutdown”. E esse episódio é bem mais simples do que parece. Não é um esforço de guerra nem medo de terrorismo: é uma briga política entre republicanos e democratas. Tudo isso ocorreu devido a disputas políticas entre democratas e republicanos, que para  aprovar o orçamento, os republicanos exigiram que se enfraquecesse o sistema de subsídios à saúde conhecido como Obamacare.  Uma vez que o presidente Obama não tem uma maioria sólida para aprovar o orçamento sem os republicanos (principalmente entre os deputados), ocorreu esse impasse

3-PIIGS

-O grupo dos PIIGS é formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha , sendo que esses países acabaram ficando com uma situação econômica muito crítica na zona do Euro , uma vez que houve certa irresponsabilidade fiscal por parte dos seus governos na última década – gastaram muito mais do que arrecadaram em impostos e aumentaram muito a dívida pública com relação ao PIB. Desde 2008 que a situação já estava complicada para três dos chamados PIG( PORTUGAL, IRLANDA e Grécia), e atualmente soma-se a esse grupa a Itália e a Espanha, formando assim os PIIGS).


-De modo geral a  expectativa geral do mercado internacional é que crescem as chances dos membros do PIIGS deixarem de pagar os juros e serviços de suas dívidas ou ainda não conseguirem honrar o resgate de títulos públicos. Tais expectativas aumentaram ainda mais, após a deflagração da crise na Grécia (cuja economia foi temporariamente “salva” graças a um aporte de capital da União Europeia, à renegociação de suas dívidas com seus principais credores e a um amargo e impopular pacote de corte nos gastos públicos.


4-PRIMAVERA ÁRABE

-A Primavera Árabe teve sua gênese na Tunísia, sendo um legítimo movimento popular iniciado da base para o ápice da pirâmide de poder. O movimento é fruto da insatisfação popular com Estados que nunca abriram espaço para manifestações de descontentamentos sociais e menos ainda canais reais de participação política para seus cidadãos.Suas principais causas foram: altos índices de desemprego na região; crise econômica;pouca ou nenhuma representação política da população;ditaduras;pouca liberdade de expressão.


-O que fez da Primavera um movimento inovador foi o uso de redes sociais na organização dos protestos;Facebook;Twitter;Participação da rede de TV Al Jazeera, na cobertura dos movimentos e o sistemas de telefonia celular para a delação dos envolvidos nos protestos.

-A Primavera Árabe saiu da Tunísia e foi para o Egito e derrubou Ozni  Mubarak, chegou à vizinha Líbia, onde foi bastante violenta. Muammar Kadhafi, que governava o país de forma ditatorial há mais de 40 anos, foi morto pelo rebeldes depois de sangrentos confrontos entre as forças favoráveis ao ditador e as contrárias.

-Na Síria, o clima ainda é de tensão. Como em outros países, os protestos contra o governo autoritário começaram pacíficos. No comando desde 2000, Bashar al Assad foi mais autoritário que o pai, Hafez al-Assad, que ficou no poder quase 30 anos. Bashar combateu de forma violenta os protestos, com bombardeios e tanques de guerra. A guerra civil no país já deixou mais de 100 mil mortos e milhares de refugiados. É a guerra mais longa e violenta da Primavera Árabe e ocorreu o uso de gás sarin na população, fato este que chocou a comunidade internacional.Atualmente a Síria permitiu que a ONU e a OPAQ(Organização para a Proibição das Armas Químicas ) para encontrarem e dar início a destruição dessas armas químicas.

5-BRICS

-No início era a sigla era BRIC , formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O'Neill., que um estudo de previsão de crescimento econômico no mundo para os próximos cinquenta anos, e chegou à conclusão de que justamente essas quatro nações eram as que mais se destacavam. Nos últimos anos, vem crescendo a ideia de que o BRIC está tirando dos Estados Unidos, União Europeia e Japão - que chamamos de trilateral - o dinamismo da economia mundial.Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. "Brasil e Rússia possuem abundância de recursos naturais, enquanto China e Índia, de mão-de-obra. É isso que lhes dá esse potencial de crescimento.

-A partir de 2011, os sul-africanos ingressaram nesse acordo inter-regional, com o acréscimo do “S” maiúsculo ao final da sigla. É importante destacarmos que os BRICS não formam um bloco econômico e sendo assim  não há mercado comum, acordos comerciais e alfandegários e, tampouco, uma política necessariamente comum entre os seus integrantes.Trata-se de um conceito que está ligado aos grandes mercados emergentes, mas que nada diz sobre o modelo econômico ou a situação política e social de cada uma de suas quatro nações.

-Devemos destacar que no plano político, os países do BRICS estão cada vez mais próximos e apresentando atuações conjuntas. Em março de 2013, os países-membros debateram sobre a criação do Banco do BRICS, que será criado para fortalecer as suas economias e a de outros países subdesenvolvidos, em concorrência direta com o Banco Mundial (administrado pelo Reino Unido) e pelo FMI (comandado pelos EUA).


6-POLÍTICA AMBIENTAL

Década de 1960- nessa década surge o “Relatório do Clube de Roma”, redigido com a participação de representantes dos países industrializados com a proposta de “crescimento zero” , que seria muito discutido até a conferencia de 1972 em Estocolmo na Suécia.

1972– Conferência Sobre o Meio Ambiente Humano - Estocolmo ( Suécia) -  essa conferência foi realizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas. É nessa época que surge a ideia de harmonizar justiça social, crescimento econômico e preservação ambiental através do conceito de “ecodesenvolvimento” para estabelecer uma relação positiva entre desenvolvimento e meio ambiente. Os países emergentes contrariados com a proposta do Desenvolvimento Zero, propuseram o chamado Desenvolvimento a qualquer custo.

1983- É criado a Comissão mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento

1986- Com o surgimento da Resolução CONAMA 001 no Brasil, muitos  projetos de empreendimentos com potencial impactante ao meio ambiente foram obrigados a elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) como parte do licenciamento para sua implantação e operação.

1987- RELATÓRIO BRUNDTLAND : a Comissão mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicou um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”, conhecido também por Relatório “Brundtland”. O Relatório Brundtland, entende que os problemas ambientais e a busca pelo desenvolvimento sustentável estão diretamente ligados com o fim da pobreza, a satisfação básica de alimentação, saúde e habitação, a busca de novas matrizes energéticas que privilegiem as fontes renováveis e a inovação tecnológica.

1992 – RIO / ECO-92 - aconteceu a conferência que pode ser considerada o grande marco das discussões ambientais globais. A “ECO-92” como ficou conhecida a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na “ECO-92” foram gerados alguns documentos importantes visando a concretização da proposta de desenvolvimento sustentável. Dentre eles destacam-se a “Carta da Terra” (Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção Marco sobre Mudanças Climáticas, a Declaração sobre Florestas e a Agenda 21, que é o documento mais amplo e aborda diretrizes, bem como roteiros detalhados para orientar governos, instituições das Nações Unidas e setores independentes em como efetivar a proposta de proporcionar o desenvolvimento com maior qualidade de vida através da preservação dos ecossistemas, mudando o rumo das atividades humanas no planeta.

1995-  COP 1-  reúne-se anualmente e o primeiro período de sessões da Conferência das Partes (COP–1) ocorreu em Berlim em 1995. A última COP foi na Polônia(Varsóvia).

1997 - PROTOCOLO DE KYOTO:  na cidade de Kyoto no Japão, foi assinado um novo componente da Convenção Marco sobre Mudanças Climáticas: o Protocolo de Kyoto.  O objetivo do protocolo é comprometer as nações mais industrializadas a reduzir no período de 2008 a 2012 as emissões de componentes que interferem no clima da Terra em 5,2% em relação aos índices de emissões de 1990.O Protocolo só foi ratificado em 16 de fevereiro de 2005.

2002 – RIO +10 - acontece a Conferência de Johannesburgo, conhecida como “Rio+10”, na qual foi formada a “Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável” pelos países participantes. O objetivo desse evento foi avaliar o progresso das metas determinadas na ECO-92, principalmente com relação à Agenda 21 e verificar os resultados obtidos pelos países participantes com a finalidade de propor alterações para que os objetivos ambientais fossem alcançados.

2011 - Na COP 17, em Durban(RSA),  foi  aprovada uma controversa extensão do acordo de Kyoto, que envolve apenas a União Europeia e mais um punhado de países e que por enquanto não tem nem intervalo de tempo definido para vigorar.

2012 - Na COP 18 , Doha(Catar), ocorreu a extensão do Protocolo de Kyoto, que o mantém ativo como o único plano que gera obrigações legais com o objetivo de enfrentar o aquecimento global, embora valha apenas para nações desenvolvidas cuja fatia nas emissões mundiais de gases do efeito estufa seja menor do que 15 por cento.

2012- RIO +20 – Ocorreu uma  ausência de definições claras sobre responsabilidades específicas, repasses financeiros e discriminação de prazos para a adoção de medidas promotoras de desenvolvimento sustentável pelas autoridades competentes em cada país e os negociadores dos países desenvolvidos e em desenvolvimento entraram várias vezes em rota de colisão, especialmente quando a discussão envolvia a liberação de recursos: o fundo de 30 bilhões de dólares para a preservação ambiental em países em desenvolvimento não foi aprovado. Por outro lado, o grande fracasso foi o falto do PNUMA (Programa das Nações Unidas para meio ambiente) não ter virado  agência como se esperava  e, em consequência, o programa continua com poderes restritos e  sem estrutura para levar adiante a efetivação de medidas práticas para preservação ambiental.

2013 - Na COP 19,Varsóvia(Polônia), deveria criar os fundamentos básicos para a construção de um novo acordo global a ser assinado em 2015, em Paris, e que irá substituir o Protocolo de Kyoto e vigorar a partir de 2020, terminou por superar as baixas expectativas das quase 200 nações presentes. As principais discordâncias giraram em torno de três aspectos: as metas para cortes de emissões, o financiamento climático e um "mecanismo" para ajudar países mais pobres a lidar com as perdas e danos causados pelo aquecimento global.


7-PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE

-Poluição atmosférica  por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias;

-Poluição do solo através da contaminação por agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos, bem como o descarte incorreto de lixo; o esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto;

-Queimadas provocadas pela ações humanas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura;

-Poluição das águas dos rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo)  etc;

-Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira para construção, móveis, papel ou para produção de carvão vegetal;

-Perda da biodiversidade através da diminuição e extinção de espécies animais, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas;

-O consumo exacerbado de água e a consequente falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos;

-Os gravíssimos acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011);

-A intensificação do efeito estufa, provocando o aquecimento global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa;

-A destruição da camada de Ozônio, provocada pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.


8-TERRORISMO

-Assistimos cada vez mais em nossos dias as constantes ameaças terroristas pelo mundo afora. Os atentados de 11 de setembro de 2001 trouxeram ao mundo muita visibilidade para o tema e de lá para cá essas ações fundamentalistas se perpetuam.

-Fica evidente que o terrorismo é um “prato cheio “ para a mídia mundial,“para a maior visualização do terrorismo mundial, a mídia exerce um papel fundamental. Mas é evidente que também cria um sensacionalismo em torno dos terroristas [...] a mídia ajuda a justificar a legalidade e a necessidade de ações antiterroristas que, muitas vezes, levam adiante banhos de sangue e violações aos direitos humanos que atingem mais a população civil do que os próprios terroristas” (SILVA; SILVA, 2005: 398-399).

-Depois dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001, inaugura-se uma nova era deste fenômeno. Nesta década que se seguiu, assistiu-se a uma proliferação de casos no Afeganistão e no Iraque, invadidos pelos EUA em 2001 e 2003, mas também mantiveram-se outros focos de atividades desta natureza, como a insurgência chechena na Rússia , ataques terroristas no metrô de Madri em 11 de março de 2004, outro ataque no metro londrino em 7 de julho de 2005  e esses últimos atentados nos EUA em 2013, na maratona de Boston no dia 15 de abril, outro ataque em setembro a um prédio da Marinha dos EUA em Washington e por fim o ataque de um atirador no aeroporto de Los Angeles no mês de novembro.


9-CRISES NO MERCOSUL

- O Mercosul vem vivenciando nesses últimos meses grandes atribulações , onde podemos destacar:

         -A morte de Hugo Chaves e a entrada de seu sucessor Nicolás Maduro;
-A entrada do novo presidente do Paraguai Horácio Cartes e a polêmica do afastamento do país das decisões do Mercosul;
-A crise diplomática do Brasil com a Bolívia devido ao caso envolvendo o senador Roger Pinto que esta refugiado em nosso país;
-A crise do governo de Cristina Kirchner com a imprensa, a questão das Malvinas e as discordâncias comerciais com o Brasil;
-A questão do aborto , do casamento gay e da descriminalização da maconha no Uruguai;
-O refugio político a Julian Assange  na embaixada do Equador em Londres.


10- OPAQ / MALALA / IRÃ e PALESTINOS X JUDEUS

- OPAQ(Organização para a Proibição das Armas Químicas ) recebeu por seus trabalhos o Nobel da Paz de 2013. 

 -MALALA- Malala Yousafzai é a paquistanesa que desafiou os talibãs e  foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender a educação feminina. Ganhadora de diversos prêmios, a jovem foi cotada para o Nobel da Paz.

 

 

-IRÃ – Depois de oito anos de bravatas e ameaças, Mahmoud Ahmadinejad deixou a presidência do Irã em agosto de 2013 , isolado não apenas nos círculos internacionais, mas também dentro de seu próprio país. Não bastasse ter caído em desgraça com os aiatolás, Ahmadinejad deixa o cargo, como o presidente mais impopular da história entre a população iraniana, segundo pesquisas. Para analistas, seu legado é o de ter reservado um lugar cativo para o Irã na pauta do Ocidente, ainda que de forma negativa. Entre os iranianos, prevalece uma sensação de alívio tanto entre os cidadãos comuns quanto entre as autoridades do regime agora que Ahmadinejad saiu.Por outro lado, durante o discurso de posse no parlamento novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, pediu ao países ocidentais que derrubem as sanções econômicas e políticas ao país e vem sinalizando para novos acordos que envolvem inclusive o programa nuclear iraniano.

  

 

 

Prof. Kléber Caverna

 


        




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...