terça-feira, 26 de novembro de 2013

TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DOS 14 PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA TERRA


·      Movimento de Rotação. Ele se dá em torno do eixo polar, produzindo a alternância entre o dia e a noite, em aproximadamente 24 horas.
·         Movimento de Translação. Ocorre no período de um ano, quando o planeta dá uma volta em torno do Sol.
·        Precessão dos Equinócios. É o movimento que determina a variação do eixo polar da Terra no espaço. O período desse movimento é de aproximadamente 26 mil anos.
·         Nutação. O movimento é parecido com o anterior, porém em escala bem menor. Também se refere à variação do eixo polar terrestre, com um ciclo de 18,6 anos, sendo causada pela força gravitacional da Lua sobre a Terra.
·    Deslocamento do Periélio.  Que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol). Refere-se ao deslocamento da posição de mínima distância entre a Terra e o Sol.
·        Obliqüidade da Elíptica. Diz respeito à variação do ângulo entre o plano orbital da Terra e o Equador terrestre.
·     Variação da Excentricidade Orbital. Trata-se da alteração da órbita terrestre, conforme o planeta se movimenta ao redor do Sol.
·     Perturbações Planetárias. Referem-se às interferências gravitacionais sofridas pela Terra em seu movimento de translação, provocadas por outros planetas, principalmente Vênus e Júpter.
·      Movimentos do Centro de Massa. O centro de massa do sistema formado pela Terra e a Lua gira em torno do Sol, e a Terra e a Lua giram em torno desse centro.
·         Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).
·        Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.
·         Rotação junto com a galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.
·      Revolução (expansão) junto com a galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.
·      Variação dos Pólos. Os pólos geográficos da Terra variam continuamente, segundo uma série de causas: deslocamento das placas tectônicas, correntes marítimas, marés, evaporação das águas oceânicas, erosão etc.
Fonte: Masavoshi Tsuchida, astrônomo do Instituto Astrônomo e Geofísico da Universidade de São Paulo.

 Professor Kléber Caverna

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tudo que você gostaria de saber a respeito da união homossexual ( “casamento gay”) em cartório no Brasil:



 

-Desde o dia 14 de Maio de 2013 que o Conselho Nacional de Justiça aprovou resolução  que obriga cartórios a realizar qualquer tipo de união homossexual no país.


-É importante que entendamos que o Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011,  de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Tal decisão também obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.


-Temos que entender que em nosso país, na atual legislação não existe nada que permita o chamado “casamento gay”  , sendo assim, hoje os casais são amparados pela decisão do STF, que equiparou a união estável à dos casais heterossexuais, o que permitiria sacramentar uniões entre pessoas do mesmo sexo em cartório.


-Mesmo com a decisão do STF, na prática, muitos cartórios continuavam negando o pedido dos casais alegando ausência de lei, mesmo após o entendimento do STF. E sendo assim, alguns Tribunais de Justiça, a quem estão subordinados, começaram a obrigar os cartórios a realizar as uniões, por meio de provimentos (instruções administrativas).


-O que realmente muda é o fato que como os provimentos foram feitos somente em 12 estados e no DF, o CNJ decidiu fazer uma regra nacional e agora, qualquer cartório é obrigado a realizar uniões estáveis, conversão de união em casamento civil e ainda o casamento civil, o que valerá a partir da publicação da resolução no Diário de Justiça.

-Por outro lado, como a resolução não tem força de lei, ainda há a possibilidade de que cartórios continuem a se negar a realizar as uniões.

-Devemos destacar que o Supremo Tribunal Federal , no julgamento da causa, recomendou ao Congresso Nacional que aprovasse a legislação, mas o projeto de lei da senadora Marta Suplicy (PT-SP), prevendo os mesmos direitos de união aos casais homossexuais, foi encaminhado à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) do Senado em junho do ano passado. Desde então, aguarda análise. Além disso, a resolução ainda poderá ser questionada por mandado de segurança no Supremo.

 VEJA A SEGUIR COMO É O CASAMENTO GAY EM NÍVEL MUNDIAL:


Compare a seguir as diferenças e semelhanças  tanto de uma União estável  x Casamento civil (Existem diferenças na formação, na extinção e no caso de morte de um dos companheiros).



Comissão aprova projeto que susta decisão do CNJ sobre casamento gay

 

-No dia 20 de Novembro de 2013, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), aprovou duas propostas polêmicas sobre união homoafetiva.

I - De autoria do deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ), susta os efeitos de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proíbe cartórios de negar pedidos de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
II- O segundo  projeto votado pelo colegiado prevê a convocação de um plebiscito com a seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra a união civil entre pessoas do mesmo sexo?".

OBS: Os dois textos ainda precisam passar pela Comissão de Constituição e Justiça e o plenário antes de seguirem para o Senado.


Prof Kléber Caverna

,

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AULA BENEFICENTE DE ATUALIDADES PREPARATÓRIO PARA A PROVA DA SEDF

ATENÇÃO :

AULA BENEFICENTE DE ATUALIDADES COM O PROFESSOR KLÉBER CAVERNA 

-DIAS:   22/NOV e 29 DE NOVEMBRO
-LOCAL: CENTRÃO DO P SUL  - QNP 16 ÁREA ESPECIAL - CEILÂNDIA
-INGRESSO: UM PACOTE DE ARROZ DE 5 KG OU DOIS PACOTES DE FEIJÃO 
-HORÁRIO: DAS 14 HORAS ÀS 17:30 HORAS


Professor Kléber Caverna

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - TEORIA E EXERCÍCIOS

TEORIA:

1- A construção do conhecimento geográfico é resultado da contribuição de diferentes pensadores nas mais diferentes áreas do conhecimento ao longo da história;
      Gregos -> Sistematização;
      Romanos -> Ciência Geográfica;
      Erastóstenes, Tales de Mileto, Heródoto -> Geografia Científica.
Ainda na Antiguidade, destaca-se a influência de pensadores como Estrabão e Ptolomeu:
      Estrabão -> Viagens, Descrição e Geografia Política.
      Ptolomeu -> Concepção ptolomeica do Universo, a qual considerava que a Terra estava no centro do Universo (Teoria Geocêntrica).

2-As grandes transformações ocorridas na Europa e no Mundo durante a Idade Média (Séc. V ao XV) resultam em novas concepções e compreensões do Espaço Geográfico. Destaca-se o avanço significativo da Cartografia e Navegação durante Revolução Comercial e a Expansão Marítima durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Além disso, o Renascimento Cultural e Urbano em subsequência propiciou o desenvolvimento de um aparato teórico e técnico de grande importância para a Ciência Geográfica.

3- Com as Grandes Navegações e o MERCANTILISMO, bem como a Primeira Revolução Industrial , contribuiram em muito para  a evolução do pensamento geográfico.Podemos dar destaque para:

-Immanuel Kant : com ele que a região aparece, pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico. (séc. XVIII);
-Alexander Von Humboldt; Carl Ritter(séc. XIX):  com os estudos da paisagem a partir da classificação e individualização dos elementos. Os desenhos sistemáticos desenvolvidos por Humboldt em suas inúmeras viagens alavancaram os estudos no ramo da Botânica e da Ecologia Vegetal. A sistematização do conhecimento geográfico ocorreu no fim do século XIX na Alemanha com Ritter e Humboldt. 
-Fredrich Ratzel e Vidal de La Blache : .Ainda no Século XIX e no XX, passamos a ter um forte desenvolvimento da Ciência Geográfica, destacando-se as duas grandes Escolas: ALEMANHA e FRANÇA

4-A Geografia Clássica ou Tradicional : voltada aos estudos descritivos, desenvolvimento posterior à Revolução Industrial. As diversas correntes da Geografia Clássica, ou Tradicional, na tentativa de eleger um objeto de análise, se apoiaram em elementos do Positivismo. Uma primeira manifestação dessa relação está na redução da "realidade" ao mundo dos sentidos, ou seja, a análise geográfica limitar-se-ia aos aspectos visíveis dos fenômenos, por meio do método indutivo, considerado, na época, o principal meio de explicação.Outra evidência da relação entre Geografia e Positivismo refere-se ao fato de a Geografia ser considerada uma "ciência de síntese", isto é, ela é considerada o resultado final de todo conhecimento científico, no sentido de analisar e relacionar todo o conhecimento produzido pelas demais ciências.

5-As principais correntes filosóficas, determinista e a possibilista, realizaram papel fundamental na justificativa dos planos burgueses, na medida em que permitiam obter conhecimento sobre novos territórios e aquisição para matérias primas, assim como criar um sentimento de nacionalidade.
Escola Alemã – Determinismo;
      Influência das condições naturais sobre a sociedade; Expoente: FriedrichRatzel;
  Empirismo (observação e descrição); racionalismo positivista (verdade através do conhecimento científico);
          Escola Francesa – Possibilismo;
      Influência das ações do homem sobre o meio; Expoente: Vidal de La Blache;
      Gênero de Vida – Conjunto de atividades cristalizadas pela influência dos costumes, da cultura; conceito de região.
   A Geografia Regional é uma corrente da geografia desenvolvida inicialmente por Vidal de La Blache e que se apoia na concepção antipositivista e historicista, contestando a corrente determinista cujo principal representante foi Ratzel.A existência de regiões geográficas, defendida pela geografia regional, resulta da harmonia entre as condições naturais, as heranças históricas e a criação humana, daí resultando um espaço com características indivizualizadas e únicas.

6-A  Geografia Quantitativa ou Nova Geografia (New Geography), surgiu da necessidade de compreender a organização espacial para poder planejar e agir nesta organização – (re)organização espacial. Foi bastante influenciada pelo  meio técnico-científico-informacional e se utilizou da elaboração de técnicas para melhor trabalhar e analisar os fenômenos geográficos.No Brasil, o  IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - sofreu forte influência da Nova Geografia.

7-A  Geografia Crítica (Radical) surgiu a partir da segunda metade da década de 1970; influência de movimentos sociais e contracultura. A Geograifa Radical procura tratar a problemática social, criticando as desigualdades e o forte desenvolvimento industrial que exerceu impacto significativo sobre a natureza e sociedade;o desenvolvimento desigual nas sociedades;tem como primazia o marxismo enquanto base ideológica e prropiciou o desenvolvimento da Geografia Cultural, Socioambiental e Fenomenológica. São expoentes da Geografia Crítica o francês Yves Lacoste e no Brasil a ilustre figura do Geógrafo Milton Santos.


8- Outros conceitos importantes na Geografia são:
- Espaço Geográfico: A Geografia deve partir do seu objeto de estudo que são as transformações que o homem realiza no espaço (natural e construído). Assim temos o conceito de espaço geográfico, que não é apenas palco ou cenário e sim elemento componente de uma dimensão onde existem pessoas, culturas, economia, história, política, etc. Com relação ao conceito de espaço, ele aparece na Geografia desde a Antiguidade e se fortalece com Kant no século XVII baseado na idéia de condição de ocorrência dos fenômenos. Na Geografia tradicional tem como maior expoente o alemão Friedrich Ratzel com a conceituação de Espaço Vital.O espaço atual é um meio cientifico e tecnológico. Portanto, é o espaço produzido pelo homem, por meio das transformações imposta ao espaço natural pelo trabalho. As transformações serão mais significativas quanto maior for a disponibilidade de capitais e tecnologia para aplicar sobre o espaço natural

Paisagem : São as várias porções de superfície terrestre em suas características naturais e humanizadas. Diz-se que a paisagem é natural quando o homem ainda não a alterou e que é artificial, cultural ou humanizada, quando o homem, direta ou indiretamente, já a alterou.
·      
         -Território : É qualquer porção da superfície terrestre, apropriada por grupos humanos que, estabelecendo suas fronteiras ou limites, exercem alguma relação ou prática de poder no espaço. Por isso que se diz que o território é um conceito também político. A palavra Território vem do latim, sendo derivada do vocábulo Terra e é ligado a  idéia de poder, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas.  Voltando as idéias de Ratzel é visível a preocupação do autor para com o aproveitamento do Território por parte do Estado.Ele é revestido das dimensões política e afetiva. É delimitado, controlado e monitorado por relações sociais, constituindo-se num todo complexo, onde se tece uma trama de relações complementares e conflitantes. O território são formas, mas o território usado são objetos e ações, sinônimo de espaço humano, espaço habitado. Deve-se ligar a idéia de território à idéia de poder, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas. Na geografia tradicional conforme Moraes (2005)  esse conceito ganha destaque com La Blache ao se criar o conceito de gênero de vida, onde a partir de trocas mútuas com a natureza o homem cria possibilidades para o desenvolvimento de suas atividades.
·       
Lugar : É a porção delimitada da superfície da Terra, compreendida pelo indivíduo com base na sua experiência pessoal e nas relações do cotidiano, onde se vive, estuda, trabalha etc. em outras palavras é “uma porção do Espaço Vivido”. O conceito de  lugar, dentro da geografia  tradicional,  foi definido segundo COSTA & ROCHA (2010) de acordo com as características naturais e culturais próprias de uma determinada área. Estava ligado à noção de  localização  e à  individualidade das parcelas do  espaço. Como resultado das várias críticas recebidas, as correntes geográficas tradicionalistas  passaram, a partir de então, para uma fase de renovação de seu método e de suas concepções de ciência e de ver o mundo.


9-Princípios da Geografia:




10-Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s)




EXERCÍCIOS:

EXERCÍCIOS  FEITOS PELA IBFC - PROVA APLICADA PELO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - EDITAL SEPLAG/FHA Nº. 01/2012 - 25 DE JUNHO DE 2012 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – NÍVEL II – GRAU A – 40 HORAS SEMANAIS










                                                                                                             GABARITO 


CLICK NO LINK A SEGUIR PARA TER ACESSO A PROVA COMPLETA



CLICK NO LINK A SEGUIR PARA TER ACESSO AO GABARITO DA PROVA DE HISTÓRIA E NESSA PROVA PROCURE PELAS QUESTÕES DE GEOGRAFIA( 50 A 60), OU PELA PROVA TODA.




Prof. KléberCaverna


.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alunos do Centrão Unb

Alunos do Centrão Unb

          Nossa escola foi convidada para abrir uma mostra de atividades realizadas nas escolas do Distrito Federal,patrocinada pelo programa Idas e Vindas , ligado ao Departamento de Artes Cênicas da UnB.
         O Idas e Vindas é um programa artístico-pedagógico que busca interagir com alunos do ensino médio da rede pública do DF, comunidades vizinhas aos novos campi da UnB e graduandos.É um programa que integra todos os departamentos do Instituto de Artes da UnB (Artes Cênicas,Artes Visuais,Música e Desenho Industrial) no ideal de transmitir o conhecimento teórico-prático das artes a um público maior com uma linguagem mais acessível.

Vejam a seguir as fotos do evento:














































































































































O crédito das fotos fica para Régis Velasquez



prof. Kléber Caverna


CPI do MST: professor responde deputada Caroline De Toni: 'Não tenho com...

Significado de Teoria Equipe da Enciclopédia Significados   Criado e revisado pelos nossos especialistas O que é Teoria: Teoria  é o  conjun...